Só sei que nada sei

 A vida vai nos apresentando a proposta da indefinição, ignorantes que somos, não aceitamos essa proposta, nos tornamos perseguidores da pobre coitada da verdade e quando acreditamos tê-la encontrado fechamos um ciclo.

Eu acredito que precisamos aprender a admirar a beleza de tudo que desconhecemos, sem nos sentirmos impelidos a dominar a origem, a formação ou o destino de tudo.
Há uma força ENORME na incerteza.
Até por que, cada um dos fatos que taxamos como verdade, podem ser vistos por óticas variáveis infinitas, que descredibilizam a ideia de que ela só tem uma face. Se a gente parar para pensar, não existe um conceito mais intangível e surreal que o "da verdade" ou o "da certeza".
Nunca fomos domesticáveis ao ponto de ser a dor, nossa professora! O que faz o homem crescer é a tensão entre o que ele acredita saber e o que ele desconhece.
O que nos torna maior não é a conclusão de nada, não são as certezas que nos dividem entre gênios ou ignorantes, crentes ou incrédulos:
O que nos torna maior é a energia gerada no enfrentamento das dúvidas e na aceitação de que toda verdade é transitória.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crisálida

Kali

Coabitante